(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

O avanço da tecnologia no campo

Destaque 21 janeiro 2020

Nos últimos anos a tecnologia no campo está vivendo uma evolução. Empresas de tecnologia, principalmente startups, vem trazendo melhorias na questão da conectividade para as áreas rurais mais distantes, entre outras tecnologias.

 

Agricultura de precisão

As empresas de tecnologia brasileiras não têm poupado esforços para criar soluções que ampliem a produtividade no campo. O uso de GPS, Drones e sensores inteligentes são bons exemplos de como a tecnologia está evoluindo. E são temas que serão abordados logo abaixo.

Muito dessa evolução se deve ao termo chamado de agricultura de precisão. Ela é baseada na observação e monitoramento, fazendo com que o desperdício seja evitado e a produtividade seja otimizada.

Com ela o produtor irá conhecer mais sobre o solo onde está plantando, proporcionando uma ação mais adequada na correção dos nutrientes do solo e aplicação de insumos.

 

Novas tecnologias no campo

Muitas tecnologias estão sendo ou já foram desenvolvidas para melhorar a produtividade no campo. Listamos aqui as três principais e mais relevantes para o setor:

 

Sensores inteligentes

Essa tecnologia possibilita acompanhar a saúde da plantação. Falta de água, detecção de contaminações e o nível de nitrogênio no solo são exemplos do que essa tecnologia é capaz de fazer. Isso possibilita que os gestores encontrem a melhor solução para o problema

Quando esses sensores estão conectados a tecnologia de conexão 4G, é possível monitorar a plantação em tempo real.

Existem vários tipo de sensores no mercado que podem monitorar vários aspectos da plantação. O produtor pode buscar o modelo que mais se adapta às suas necessidades.

 

Drones

Também chamados de VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados – essa tecnologia carrega em si uma câmera de alta resolução e os mais variados tipos de sensores.

Com os Drones, os produtores podem ver a partir das suas imagens a contagem das plantas, a identificação de pragas, monitorar a necessidade de água e insumos, entre outros. Isso possibilita uma atitude rápida diante de qualquer ameaça a plantação.

Antes dos drones os produtores utilizavam os satélites. Mas esta tecnologia acabou ficando para trás por causa da qualidade e disponibilidade das imagens. Com ela o produtor só recebia imagens da plantação uma vez por semana, e na maior parte das vezes o clima podia prejudicar a qualidade das mesmas.

 

GPS

Também chamado de sistema de posicionamento global, o GPS possibilita um mapeamento completo da plantação. Sendo também possível obter a posição exata de amostras do solo, coleta e análise de dados da plantação.

Com a tecnologia do GPS é possível manter a produtividade da plantação. Ele promove o aumento da qualidade nos processos agrícolas e o aprimoramento das tarefas. Sendo assim, ele acaba necessitando de um número menor de trabalhadores.

 

A importância da tecnologia no campo

A tecnologia aplicada ao campo possibilita um maior controle sobre a produção, o processamento a distribuição e o estoque. Torna a vida do produtor mais prática e ainda economiza o uso de insumos e aumenta a produtividade do campo.

Com o uso de tecnologias no campo, é possível medir a quantidade de água, pesticidas, fertilizantes e outras insumos a ser aplicada na plantação. Com isso, o produtor pode utilizar somente o mínimo necessário em cada área distinta da plantação.

Além disso, ele pode aplicar um tratamento único e diferenciado a cada planta. A partir do uso de Drones, é possível medir a quantidade necessária de nutrientes e fertilizantes a ser aplicados ao solo.

A produtividade no campo é aumentada porque, com o uso da tecnologia, é possível identificar os empecilhos da produção e já encontrar a melhor maneira de corrigi-los.

E além disso tudo, o uso de tecnologias pode acarretar na diminuição dos impactos ambientais no ecossistema. Isso ocorre porque há um menor vazamento de elementos químicos em rios e lençóis freáticos.

 

Digital Agro

E para fazer com que os produtores conheçam mais as inovações tecnológicas a Frísia, umas das maiores cooperativas do país, criou a Digital Agro, uma feira com o objetivo de mostrar as novidades no ramo tecnológico do campo e discutir o futuro do negócio.

Ela proporciona que pequenos e médios produtores fiquem a par do que está acontecendo no mundo da tecnologia para que assim melhorem sua produtividade.

E você nosso leitor, que tecnologias usa para melhorar a produtividade no campo? Conte-nos nos comentários!