(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

Descubra como é feita e como cuidar da sua peça de couro!

Destaque 4 outubro 2019

O couro é a matéria prima nobre para a confecção de diversos objetos e peças de roupa para qualquer cowboy ou cowgirl se sentir com muito estilo! São bolsas, jaquetas, sábados, carteiras, cintos e mais um montão de coisa. Quem usa ou já usou alguma peça de couro sabe, se trata de um material bom, resistente e bonito.

Inclusive, o Brasil é um dos países que mais produz couro no mundo! Segundo a revista Dinheiro Rural, o nosso país fica apenas atrás da China e da Itália, que chega a produzir mais de 40 milhões de peles bovinas anualmente.

Mas, você sabe como é feito o couro até chegar em sua peça de roupa favorita? Vamos explicar abaixo!

Como é feito o couro legitimo?

Até chegar na sua jaqueta, cinto ou qualquer outro objeto, o couro legitimo passa por inúmeros processos, divido em 3 etapas importantes: Ribeira, Curtimento e Acabamento.

O primeiro estágio, o Ribeira é onde se realiza a eliminação de tudo que não pode ficar no produto final. Assim, ela passa pela lavagem (também conhecido como remolho), pela retirada de pelo ou lã, e depois de qualquer resto que ainda tiver. Depois temos o Curtimento, que é quando a pele já está limpa o suficiente para receber alguns tratamentos químicos mais agressivos, com o objetivo de deixa-la utilizável para a indústria e o atacado.

Por último, temos o Acabamento, onde é feita qualquer correção para retirar algum defeito, aplicando mais alguns produtos que deixarão o couro mais resistente, flexível e macio, dando aquela durabilidade que só quem gosta de couro natural sabe!

Se você já teve algum problema com uma peça de roupa feita a base de couro natural, sabe que por ser uma peça muito resistente, ela deve sempre receber alguns tratamentos especiais para que se mantenha conservada por anos. Principalmente quando elas ficam muito tempo guardadas em armários, podendo acabar apresentando fungos, machas de mofo ou até ressacar.

Veja algumas dicas para cuidar das suas peças de couro natural.

  • Sem sacos de plásticos! Todo dia de roupa que é feito de origem animal podem sofrer ataques de fungos e mofos, principalmente se são guardados em locais úmidos e abafados. Por isso, nunca as coloque em sacos a vácuo, pois este tipo de material cria muita umidade e acaba favorecendo a proliferação de fungos. Sempre os envolva em capas de TNT, para evitar que sofram descoramento com incidência da luz.
  • Nunca dobre a sua peça de couro! Sempre as deixe em cabides bem largos, para que fiquem estendidas e possam respirar melhor. Saias de couro devem ser penduradas pelas fitas internas em cabides com ganchos, pois cabides com presilhas marcam o seu cós.
  • Nunca guarde a jaqueta úmida ou molhada. Se você acabou pegando uma chuva com ela, passe um pano e a deixe secar completamente em temperatura natural.
  • Sempre lave suas peças de couro em lavanderias! Pois eles possuem os produtos adequados para as higienizar corretamente.
  • Não deixe a peça de couro em contato direto com outras roupas mais claras no seu guarda-roupa, pois pode acabar manchando-as.

Hidrate seu couro!

Diferente do sintético, o couro natural precisa sempre ser hidratado! Para isso, você pode utilizar qualquer tipo de hidratante para a pele (de preferência sem cheiro e que não seja do tipo Emoção), glicerina para calçados ou hidratantes próprios para peças de couro.

Aplique o produto escolhido por toda a peça, principalmente nas dobras, que ficam mais suscetíveis a sofrer desgastes de uso e tempo. Caso você encontre alguma parte que esteja mofada, utilize vinagre, tipo branco, em um pano e aplique levemente em cima do local.

Agora que você já sabe como é o seu processo de fabricação e também já anotou as dicas, é hora de tirar a sua peça de couro do armário ou visitar o nosso site e conferir os nossos modelos de couro! Aqui na Cris&Cia é qualidade sempre!