(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

Descubra como começar sua mini horta

Campo 8 outubro 2019

Já faz algum tempo que ter plantinhas em casa deixou de ser só algo estético e se transformou em uma maneira de nos conectarmos com a mãe natureza. As plantas trazem mais poder do que você imagina, pois além de purificar o ar e refrescar a temperatura ambiente, elas ainda nos deixam mais relaxados. Tem coisa melhor?

Mas, além das plantas que colocamos nas salas, banheiros e outros cômodos, as mini hortas estão chegando como uma opção que vai além dessa conexão com a mãe natureza, vindo para nos ajudar a melhorar os nossos hábitos alimentares. Você poderá plantar e colher temperos e ervas fresquinhas, ao alcance da mão!

Mas o que é uma mini horta?

Basicamente, uma mini horta é o ato de cultivar ervas, vegetais, frutas e demais plantinhas dentro de casa. Outro ponto que ajuda a definir uma mini horta, é o fato dela ter uma aparência mais caseira, sem grandes estruturas ou qualquer tipo de conhecimento mais técnico. Além de ser comum vermos nelas a utilização de materiais recicláveis, como latas, vasos velhos, canos de PVC e outros objetos que são reutilizados.

Quais são os benefícios de se ter uma mini horta?

A mini horta é sinônimo de uma alimentação saudável! Mas, ela também pode ajudar na educação dos pequenos! Isso porque estimular a participação das crianças em mini hortas fará com que elas cresçam tendo mais noção da importância da natureza, e também se interessar por legumes e verduras, já que só pelo fato de terem plantado,  provavelmente vão querer experimentar.

É comum ouvir por aí que a pessoa não cria uma mini horta por não ser algo fácil ou ser só para quem tem muito tempo de sobra. Mas não é bem assim, para começar, você pode montar uma em qualquer lugar! Seja no jardim de casa ou em um apartamento pequeno. Basta usar a criatividade.

Local

A primeira coisa que você precisa escolher, é o local onde fará a sua mini-horta. Dê preferência a um espaço mais arejado e que receba bastante luz do sol, ou pelo menos quatro horas por dia.

Vasos

Como falamos anteriormente, você pode ficar à vontade para usar a sua criatividade nos modelos de vasos, desde que eles tenham furinhos no fundo, para a drenagem da água após regá-los.

Quais plantas você pode ter em sua mini horta?

Mesmo que você possa variar nas espécies que pode inserir na sua mini horta, dependendo do tamanho e do local que for aplicado, existem algumas plantinhas que se adaptam melhor as casas e aos apartamentos. São elas:

  • Tomate-cereja: O tomate-cereja é uma das opções mais fáceis de plantar em sua mini horta. Porém, eles precisam de muito sol!
  • Hortelã: A hortelã é perfeita para incrementar naqueles sucos gostosos que tomamos no verão, e também são ótimos para fazer um bom chá. A hortelã precisa de um vaso só para ela.
  • Manjericão: Assim como a hortelã, o Manjericão precisa de um vaso só para ele. Muito utilizado em molhos, o manjericão precisa de mais atenção que os outros citados acima, pois necessita de muita água e sol.
  • Salsinha e cebolinha: Também conhecidos como cheiro-verde, a cebolinha e a salsinha se dão muito bem juntos e podem ficar no mesmo vaso.
  • Orégano: Assim como o Tomate-cereja, o orégano é uma das hortaliças mais fáceis de plantar.

Veja alguns exemplos criativos de mini hortas:

Agora que você já sabe como é fácil fazer uma mini horta em seu jardim ou em seu apartamento, é hora de separar as hortaliças que deseja plantar e criar da maneira que preferir, usando e abusando da criatividade!