(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

Curiosidades sobre rodeios

Mundo Country 29 novembro 2019

Alô galera de cowboy, alô galera de peão, quem gosta de rodeio bate forte com a mão! E que cowboy ou cowgirl não gosta de um divertido rodeio, não é mesmo? Os rodeios são considerados um dos pontos mais fortes e presentes na cultura country, e muito provavelmente você já deve ter visto algum.

Mas, você que é fã de rodeio, sabe tudo sobre eles? Não? Não tem problema, pois nós selecionamos algumas curiosidades sobre os rodeios, bora se informar sobre esse evento empolgante?

Origem

Segundo historiadores, os rodeios tiveram sua origem nas fazendas, precisamente em fazendas do oeste dos Estados Unidos em 1867. Nessa época, os peões montavam nos animais para descontrair após as longas horas de trabalho.

No Brasil, os rodeios deram início em Barretos no ano de 1955, com o grupo “Os Independentes”, formado por homens solteiros que também utilizavam deste esporte para descontrair e fugir da rotina do trabalho exaustivo.

Os animais participantes de rodeios

Já faz algum tempo que muitos ativistas a favor dos animais, discutem se os rodeios maltratam ou não os animais e isso evoluiu de uma forma que muitas pessoas começaram a acreditar nestas acusações, sem mesmo buscar informações para saber se é verdade ou não.

Mas não, não é verdade! Na grande maioria dos rodeios, os animais são tratados como os verdadeiros astros do show, com muito treinamento para fortalecer o corpo, uma dieta balanceada, e outras coisas que contribuem para a sua saúde.

A lenda do rodeio

Quem assistiu a novela “América” deve lembrar dessa. Como em qualquer tipo de competição, existem lendas que marcam a história dos esportes, e nos rodeios brasileiros essa lenda se chama Boi Bandido. Esse ícone foi considerado o mais bravo de todos após derrotar mais de 300 homens e apenas um peão conseguiu ficar em cima do Boi Bandido por mais de 8 segundos, o Carlos de Jesus Boaventura!

Os Estados Unidos também têm o seu “Boi Bandido”, ele se chama Bodaciou, e também ficou conhecido pela sua agressividade nos rodeios. Mas o Bandido ainda se mantém como o mais bravo, até porque 6 peões conseguiram permanecer em cima do Bodaciou, contra 300 homens.

Cowgirls podem participar de rodeios?

Engana-se quem acha que as cowgirls não podem participar dos rodeios! Na verdade, existe uma modalidade que as cowgirls podem participar, a “Três Tambores”. Nessa prova, os competidores devem contornar três tambores dispostos na arena que formam um triângulo, cada tambor tem uma distância de cerca de 30 metros.

Além disso, os competidores precisam contornar esses tambores no tempo mais rápido que for possível, pois o cronômetro é acionado na hora em que a ponta do focinho do cavalo do(a) competidor(a) passa pela linha da partida.

Infelizmente, por hora, a “Três Tambores” é a única competição que as cowgirls podem participar.

O peão brasileiro mais famoso do mundo

Assim como no futebol brasileiro, os rodeios nacionais vivem exportando vários craques dos rodeios para o mundo. O peão brasileiro que mais se destacou até hoje nos rodeios nacionais e internacionais é o Adriano Morais, considerado pioneiro no Brasil por ter se tornado o primeiro a conquistar o título de campeão mundial da Professional Bull Riders (PBR) – Uma empresa norte-americana que promove competições internacionais de montaria em touros.

Sete anos depois, Adriano voltou a fazer história e se tornou o primeiro bicampeão e cinco anos depois consagrou-se como o primeiro TRICAMPEÃO nacional. Ou seja, uma lenda do rodeio nacional!

 

tags

Rodeios