(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

Tudo que você precisa saber sobre a fabricação dos chapéus de palha e feltro

Mundo Country 20 agosto 2019

O estilo que um chapéu traz para um cowboy ou cowgirl é algo único e essencial para montar aquele look de respeito! 

Os diversos modelos por aí apresentam materiais diferentes para a fabricação, e nesse vamos conhecer algumas curiosidades sobre os dois principais materiais, a palha e o feltro. 

 

O chapéu de palha 

Esse tipo de chapéu é conhecido como um modelo clássico dos Cowboys, e a sua fabricação gira em torno de trançar a palha para criar o resultado desejado.

O processo de sua criação começou de maneira artesanal, e é típico de diversas regiões dos EUA e México, chegando em países da América do Sul, mas fugindo do estilo western. 

Algumas empresas combinam os modos artesanais com os mais modernos, utilizando máquinas, mas sem ignorar o conhecimento das pessoas que já tem um envolvimento e sabem lidar com a palha. 

Processo de fabricação de um chapéu Resistol / Canal do Youtube Resistol

A escolha desse chapéu é feita geralmente por quem precisa enfrentar o sol. O modo como é feito garante que o cowboy consiga se manter mais refrescado. 

 

O chapéu de feltro. 

O outro material muito comum de estar na cabeça dos cowboys é o feltro. Ele é resultante de um processo feito com a lã, e em casos especiais envolve pelo de outros animais. 

Como se origina o feltro / Canal do Youtube da Resistol

O diferencial na criação dos produtos está no modo como cada empresa mantém uma qualidade na hora de fabricação e moldagem do chapéu. 

Aqui também temos um modelo de fabricação artesanal, com um processo demorado para moldagem da “lã” para o formato ideal de um chapéu. Hoje em dia, esse processo fica por conta de máquinas, mas algumas empresas também 

A Resistol, por exemplo, para criar chapéus de feltro une diversos pedaços de lã de qualidade, passando por água quente para ir moldado o material conforme o necessário, com produtos que garantam a durabilidade e beleza do produto, com inspeção em todos as etapas 

Chapéu de Feltro sendo fabricado / Youtube da Resistol

Como e quando utilizar fica a escolha do bruto ou bruta. Existem pessoas que dividem os chapéus pelo material de criação, e utilizam alguns selecionados para dias normal da rotina, e outros para dias especiais, como sair com a família ou ir para algum rodeio com amigos.

Temos modelos com ambos os materiais que irão completar seu estilo! Veja mais agora mesmo pelo nosso site, é só clicar aqui.