(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

5 coisas que você precisa saber antes de começar a praticar o hipismo

Destaque 15 outubro 2019

O hipismo é um esporte que proporciona experiências únicas e que pode trazer diversos benefícios para o corpo de qualquer cowboy ou cowgirl, indo muito além da postura e da mente. Se você deseja começar a praticar hipismo, veja abaixo 5 coisas que precisa saber antes de iniciar suas aulas!

O que é hipismo? 

A modalidade do hipismo se trata de uma soma de práticas esportivas que envolvem um cavalo, como adestramento, corrida e saltos. Práticas esportivas com equinos existem há muito tempo na história da humanidade, porém, as competições modernas se iniciaram em 1883, nos Estados Unidos. A  primeira vez que este esporte fez parte dos Jogos Olímpicos foi em Paris, em 1900.

Hipismo não é equitação!

É comum a confusão entre o hipismo e a equitação. Mesmo se tratando de dois esportes que envolvam cavalos, o que basicamente diferencia ambas modalidades é a de que o hipismo se caracteriza como a arte de montar no animal, envolvendo prova de saldo, corrida, dentre outros; enquanto a equitação é a prática de cavalgar.

Aulas de guia 

As aulas de guia são essenciais para quem desejar ir muito bem na prática do hipismo. São elas que vão ajudar o cowboy ou a cowgirl (Ou o cavaleiro e amazonas, como é chamado no hipismo) a ganhar equilíbrio e confiança. Independente da sua idade, você precisará fazer aulas de guia. 

Cada cavalo é diferente

Qualquer cowboy ou cowgirl que queira praticar o hipismo, seja para investir na carreira ou apenas para se divertir, deve conhecer bem o cavalo. Por isso, estude bastante a anatomia do animal antes de começar e compreenda que cada cavalo é diferente. 

Nenhum cavalo é igual ao outro, isso significa que, assim como nós humanos, cada um possuirá índoles, manias e temperamentos diferentes, e você nunca deve esperar que eles sejam parecidos ou achar que entende tudo sobre ele por já ter contato com algum.

Para todas as idades 

Mesmo que se exija esforço físico e muita atenção, o hipismo se trata de um esporte que é bem-vindo para todos! Não existe um limite de idade, a única coisa que irá se diferenciar é o tamanho dos animais. Por exemplo, para os pequenos, de 5 a 12 anos, é aconselhável utilizar pôneis, que deverão permitir o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para a prática. 

Inclusive, no hipismo também não há distinção de gênero! Se tratando do único esporte olímpico onde homens e mulheres podem competir pelas mesmas medalhas, desde que saltem na mesma altura. 

O que você irá precisar

Não há necessidade de comprar todo o equipamento nas primeiras aulas, isso porque o local onde você irá praticar provavelmente terá uma sela, manta, capacete e todo os outros materiais necessários para lhe fornecer nas primeiras aulas. 

Os acessórios e as roupas precisam ser confortáveis para que você e o seu cavalo não se machuquem. Você precisará de botas (principalmente as com saltos, para que caso escorregue, o salto fique preso na corrente e não na sua perna), protetor solar, luvas, elmos, calças, blusas e casacos específicos. Porém, nas primeiras aulas, onde provavelmente estará fazendo aulas de guia, uma legging ou calça jeans servirão no lugar dos trajes. 

Se você pegar gosto pelo esporte, lembre-se de investir primeiro no capacete, culote e na bota. Existem diversas opções destes itens, com os mais variados preços e estilos. 

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre o hipismo, já pode procurar pelas aulas e se tornar um cavaleiro ou uma amazona. Vale lembrar que você encontrará botas, roupas e outros itens próprios para o hipismo no nosso site. Aqui na Cris&Cia é qualidade sempre! 

tags