(19) 3555-1607 (19) 9.9713-0537 Atendimento das 9h ás 18h - Sab das 9h ás 14hs
Banner principal Post

4 Dicas para escolher sua sela para hipismo

Campo 1 novembro 2019

Se você está morrendo de vontade de começar a praticar hipismo, ou já pratica, e está indo atrás de tudo que é necessário para praticar esse esporte maravilhoso, muito provavelmente vai começar procurando uma sela!

Porém, antes de qualquer coisa, é importante entender um pouco melhor os principais critérios para escolher uma sela de qualidade, que lhe dê muito conforto e equilíbrio, principalmente se você ainda está começando a se tornar um cavaleiro ou uma amazona!

Veja abaixo algumas dicas de como escolher a sua sela para o hipismo!

Mas, o que é uma sela?

Calma Cowboy ou Cowgirl! Não tem problema se você ainda não sabe direito o que é uma sela! O começo do hipismo é assim mesmo. A sela é aquele assento que colocamos no cavalo para montarmos nele.

Conforto

O primeiro ponto que você deve levar em conta é o conforto, do cavalo e o seu! No caso do animal, você deve dar preferência a um de material leve que não o deixe desconfortável de nenhum jeito.

Principalmente se você estiver começando as aulas de hipismo, pois isso pode acabar diminuindo o desempenho do cavalo e também correndo o risco de deixá-lo irritado. E acredite, você não vai querer deixar um cavalo sem paciência!

Vale lembrar que a sela sempre deve estar posicionada na musculatura lateral dos dois lados do animal, para não pressionar a sua parte óssea.

Já em relação ao conforto do cavaleiro ou da amazona, você também precisa dar preferência para aquela sela que não faça você sentir que está sentado(a) em uma cadeira. Pelo contrário, ela precisa lhe passar a sensação de que você está em pé, apenas com as pernas flexionadas.

Tamanho da sela

Se você nunca comprou uma sela na vida, aí vai um aviso importante: existe mais de um tamanho! A escolha do tamanho vai depender do seu tipo físico, isto é, sua altura, peso e até mesmo a medida do quadril! Na maioria dos casos, a dimensão ideal para a sela é o de 17 polegadas, considerado o tamanho médio.

Caso você seja uma pessoa grande, com quadris largos, considere o tamanho 18, ou o 16 se você tiver uma estatura óssea menor. Aliás, o de 16 também é o mais indicado para os pequenos!

Dica: para saber se o seu tamanho está de acordo com o seu perfil físico ou não, deixe suas pernas relaxadas e veja se elas estão caindo de maneira natural e confortável.

Material

Assim como o seu tamanho, você também encontrará selas feitas dos mais variados tipos de materiais. Mas, é importante que você sempre dê preferência aos que são feitos de couro, pois isso significa que a sua sela apresentará uma resistência muito maior.

Sempre lembrando que assim como jaquetas de couro, as selas deste material precisam de um cuidado maior para evitar um desgaste precoce!

Modelo de Sela

Sim, também existem diversos tipos de sela! E cada uma é ideal para um objetivo diferente. As mais conhecidas são:

  • Sela Inglesa (de Salto): Popularmente conhecida como Sela de Salto, esse é o tipo de sela mais utilizado no mundo todo, principalmente por ser mais leve e ter uma armação bem rígida. A Sela Inglesa é muito usada para provas de salto.
  • Sela Portuguesa: A sela conhecida como Portuguesa é muito utilizada em touradas, equitação e passeios.
  • Sela Western (Vaqueira Americana): Uma sela criada para ser utilizada em trabalhos de fazenda, principalmente para conduzir o gado. Por ser mais pesada, a Sela Western foi confeccionada para percorrer grandes trajetos.
  • Sela Australiana: A Sela Australiana também foi desenvolvida para se trabalhar com gado. Trata-se de um modelo muito simples e prático, que tem mais aderência para subir e descer dela colinas e morros.

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre o como escolher a que mais combina com você, vale lembrar que você encontrará alguns modelos de selas, botas, roupas e outros itens próprios para a prática hipismo no nosso site. Aqui na Cris&Cia é qualidade sempre!